terça-feira, 30 de setembro de 2008

Hal, de novo

Cinco meses depois, Hal está aqui no meu micro, jogando razoavelmente. Quer dizer, mal... mas bem melhor do que um jogador iniciante. Melhor do que eu, também. Não que isso seja alguma coisa... mas era o primeiro objetivo do meu projeto pessoal: fazer um programa que, no meu micro, ganhasse de mim em uma partida simples.

Pois bem, em breve vou colocar o Hal aqui para baixar, assim que eliminar uns últimos bugs de promoção e fizer um livro de abertura decente pra ele. Nem penso em deixar alguém ver o meu código - não por ser especialmente requintado ou misterioso, mas por ser simplesmente porco. Ainda estou soterrado por todas as idéias de negamax, alpha-beta, null-move, lazy evaluation, static exchange evaluation, etc, etc, etc. Ainda deve existir uns bugs muito terríveis no software, exatamente por conta disso. Muita coisa implementada, pouco tempo de teste, etc. Mas como não estou no meu trabalho, quero que se foda. Estou me divertindo muito.

Próximos passos: limpar o código, organizar as classes, otimizar, otimizar, otimizar, mexer na função de avaliação, ordenar melhor os movimentos, otimizar, otimizar, otimizar. E aí, só então, vou usar o Hal no meu mega experimento científico que vai levar a minha vida toda pra se realizar.

Mas tenho certeza: vai ser bem divertido.