terça-feira, 7 de abril de 2009

Nostalgia nerd

Desde mais ou menos os meus 15 anos, sempre fui chamado de nerd. Os motivos eram diversos: o gosto por leitura; o interesse por matemática; as notas na escola. Nunca me senti ofendido com o rótulo (o que, por si só, também acredito que seja um sintoma de nerdice) e, conforme o tempo foi passando, fui me acostumando e até gostando dele.

Adolescente, assisti "A vingança dos nerds" e achei o máximo (não sou tão velho... quando vi o filme, ele já tinha alguns anos). Mas não existia propriamente uma 'comunidade' fora os grupinhos locais de desajustados sociais. O rótulo de nerd era algo pejorativo, normalmente se referindo à inabilidade social do esquisito em questão.

O tempo passou e a tecnologia foi se desenvolvendo de forma assustadora (é só pensar pouquíssimas pessoas tinham um micro em casa, há 12 anos atrás) e as pessoas comuns passaram a precisar dos nerds para ajudá-las a comprar o micro, a usar o excel, a tirar o vírus. E alguma coisa foi acontecendo... surgiram outros nomes, classificações mais específicas, geeks, indies. Devagar, ser nerd deixou de ser tão ruim e, em alguns casos, passou a ser até vantajoso socialmente. E o grupo cresceu, muito, cada vez mais.

E vieram o Orkut, o Second Life, o Twitter. E ontem li as notícias sobre o Campus Party e um pretenso nerd beliscando uma coelhinha da Playboy.

Definitivamente, algo aconteceu entre o BBS e a banda larga, entre os MUDs e o Twitter, entre "A vingança dos nerds" e "The Big Bang Theory". Agora, os nerds se organizam em grupos cada vez maiores, dão festas, são conhecidos, até amados.

Mas sempre vi o desajuste social como um fator decisivo para definir, afinal, o que é ser um nerd. E como um desajustado organiza uma festa com milhares de pessoas? Como ele lida com o fato de ser conhecido, de ter suas palavras repetidas, de ser filmado, assediado?

Na minha modesta opinião, essa pergunta não tem resposta. Nerds de verdade não vão a festas, não tem um Twitter com milhares de seguidores. Nerds de verdade ficam em casa jogando Halo ou lendo fan-fiction de Star Wars. Nerds de verdade escrevem fan-fiction de Star Wars. Nerds de verdade preferem calculadoras. O rótulo de nerd foi tirado deles e dado a script kids de twitter. Blé.

Nenhum comentário: