segunda-feira, 5 de julho de 2010

Notas sobre a copa


* - A Copa me faz lembrar de uma passagem do Carl Sagan em que ele relaciona o Monday Night Football e as caçadas tribais. Os jogos, segundo ele, nos remetem a um passado primitivo em que dependíamos diretamente (e diariamente) de nossa força e do espírito de grupo para acordarmos vivos no dia seguinte. Por isso os esportes nos atraem tanto; os jogos psicológicos de força, domínio e controle estão enraizados profundamente em nossos genes. Muitos dos lances considerados plasticamente mais bonitos são os que mais humilham os adversários. Gostar de futebol deve ser genético. (Link digno de nota, não pela música mas sim pelo clipe: Marilyn Manson - The Fight Song)

* - Enquanto se desenrolavam os diversos conflitos entre o Dunga e o coletivo abstrato de pessoas conhecido vagamente como 'a imprensa', a leitura de Dom Quixote me ligou alguns pontos. Dunga adora moinhos de vento, inimigos imaginários. Pouco importa que os moinhos estejam lá ou não, se são de fato inimigos ou não; o que importa é criar um símbolo, um motivo, um inimigo. Normalmente a tática funciona, criando uma cortina de fumaça que esconde os problemas reais, mesmo quando usada inconscientemente. Mas não basta só isso, como se viu.

* - Eu voto no Marcelo D2 pra compor a música oficial da Copa de 2014. Iria ser bem divertido. E que houvesse música autenticamente nacional na abertura - de Demônios da Garoa a Almir Sater, de Ivete Sangalo a Nação Zumbi. Mas devem ficar só com a Ivete, mesmo.

Nenhum comentário: