terça-feira, 11 de março de 2008

Top 6 filmes de vingança

(que acabam sendo os 6 filmes de vingança de que consigo me lembrar)

6 - V de Vingança
V é o único sobrevivente de um experimento etc etc etc. O que aconteceu a ele não importa muito; no filme, ele tem habilidades sobre-humanas que utiliza para tentar heroicamente derrubar o governo corrupto que se instaurou em um futuro não muito distante. Acredito que a vingança em si é só um detalhe entre as motivações do personagem (pelo menos do filme) e por isso, apesar da grande qualidade, não colocaria o filme entre os três primeiros.

5 - Sleepers
Um grupo de garotos faz uma bobagem e alguém acaba morrendo. Eles vão pra um reformatório, onde sofrem abusos de toda espécie. Quinze anos depois, encontram os carcereiros que os abusaram. Aqui, o melhor detalhe é o longo tempo de duração da história... imaginem cozinhar ódio por quinze longos anos e depois descarregar tudo em apenas alguns dias.

4 - Era uma vez no oeste
Era uma vez no oeste é, acredito eu, o melhor faroeste já filmado. A história é uma visão melancólica do fim dos valores dos filmes western e a substituição desses valores por outros, mais complexos e não menos terríveis. E há um pano de fundo, a vingança de um homem quieto, taciturno, sobre um matador conhecido... é como se todas as mortes gratuitas nos filmes de faroeste estivessem sendo vingadas com um único tiro.

3 - Oldboy
Alguns filmes orientais estão deixando os norte-americanos no chinelo, em termos de violência. Oldboy não foge a esta regra, mas a violência física é um detalhe para demonstrar outras, de magnitude muito superior. Oldboy tem a mais complexa de todas as vinganças, mas só se sabe disso a poucas cenas do final. Terrível.

2 - O Conde de Monte Cristo
Clássico. O Conde de Monte Cristo é o livro preferido dos garotos em Sleepers, por sinal. Edmond Dantes, preso injustamente, consegue uma fortuna por acaso e retorna para humilhar, vencer e eliminar quem o traiu. Enfim, é quase um arquétipo da idéia de vingança.

1 - Kill Bill
Um clássico moderno; A noiva, atacada e deixada em coma no dia de seu casamento, retorna para cobrar o doce preço da vingança a seus algozes. É praticamente um compacto de todos os western e de todos os filmes orientais baratos em uma só história: uma abundância de closes nos olhos, tiros, facadas, espadadas. O primeiro filme é perfeito.

Nenhum comentário: