terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Blogs, blags, blergh

Achei o máximo a notícia de que a Coca-cola deu geladeirinhas para blogueiros (é, notícia velha, eu sei). Fiquei pensando na Microsoft ter mandado notebooks pros donos de blogs de tecnologia americanos fazerem reviews do Windows Vista. Um cara vendeu o notebook e deu o dinheiro pra Electronic Frontier Foundation.

O que o Doctorow faria com uma geladeirinha da Coca-cola?

Tenho a impressão de que os blogs brasileiros estão longe de ter a atitude sarcástica que se esperaria deles (ou que, pelo menos, eu esperaria). Blogs e blogueiros são 'livres' por definição. Não se sujeitam a conselhos editoriais, diretores de redação ou revisores gramaticais. Por isso mesmo, não faz sentido exigir que um blogueiro tenha a ética ou o comportamento que se espera de um jornalista (hm... pensando bem... ética?). Agora, outra coisa é ter toda essa 'liberdade' e não fazer nada com ela.

Eu pelo menos pensaria em algo engraçado pra fazer com a geladeirinha. Sei lá - tirar fotos dela com produtos Pepsi dentro, depois publicar. Ou filmar a queda da geladeira do vigésimo nono andar. Ou desmontar e verificar a procedência dos componentes (provavelmente chineses). Qualquer coisa.

Mas o que foi feito, infelizmente, foi só uma defesa super exagerada do direito de fazer o que quiser com presentinhos das grandes e malignas corporações. Super sem graça.

Nenhum comentário: