sábado, 1 de março de 2008

Como ganhar na Megasena...

...ou, como enganar as pessoas levando-as a achar que é fácil ganhar na Megasena (desculpem pelo cata-corno google).

Percebi por algumas estatísticas no blog que a maioria das pessoas entra aqui procurando informações que ajudariam a alguém ganhar na sena, loto, ou qualquer coisa que o valha. Então, resolvi enumerar alguns conselhos:

1 - Jogar ou não é uma questão mais de fé do que tática. Muitas pessoas usam o argumento de que "alguém sempre ganha". Isso é quase sempre verdade mas, mesmo se você não jogar, pode acabar ganhando (encontrando um bilhete premiado na rua, por exemplo). Segundo o site g1, é 50 vezes mais fácil ser atingido por um raio do que ganhar na MegaSena... a diferença é que ninguém te pergunta "o que você faria se fosse atingido por um raio", mas todo mundo tem planos para o dinheiro da Megasena.

2 - Jogue uma moeda não viciada 25 vezes. Se em todas as vezes 25 vezes sair cara... amigo, você gastou a chance da sua vida jogando uma moeda para cima. A chance de ganhar na Megasena é de uma em 50 milhões... a chance de jogar uma moeda e dar cara em todas as 25 tentativas é de 1 em 33 milhões (1/2^25).

3 - A chance para qualquer sequência escolhida aleatoriamente é exatamente a mesma. Parece estranho, mas qualquer sequência escolhida de forma proporcional entre os números tem a mesma chance de sair do que 1, 2, 3, 4, 5, 6. Mesmo assim, 1,2,3,4,5,6 deve ser uma sequência muito apostada, o que faria o prêmio diminuir muito.

4 - As probabilidades podem ser complicadas ao extremo, mas sempre podem ser entendidas no formato (número de situações favoráveis)/(número de possibilidades). Então, se a chance de uma sequência sair é de 1/50.063.860, e você apostar em duas sequências, as chances serão de 2/50.063.860 = 1/25.031.930. O aumento da probabilidade de um jogo vencedor é uma curva exponencial com o seguinte formato:



Aqui, a chance de 100% seria representada por 1 (no caso de se fazer 50 milhões de jogos). Fica claro que o maior aumento de probabilidade de um jogo ganhador se dá com menos jogos. Caso a quantidade de jogos vá aumentando, o aumento da probabilidade diminui. Por exemplo, para ter uma chance em 3 milhões, são necessários 17 jogos; para ter uma chance em um milhão, são necessários 51 jogos. Faz muito mais diferença, estatisticamente falando, fazer 1 ou 2 jogos do que fazer 10 ou 11.

5 - O fato de um número ter saído mais ou menos vezes em jogos anteriores não influencia em absolutamente nada o resultado do próximo jogo. Isso invalida qualquer um desses livros que ensinam como ganhar, o que fazer, o que não fazer: se isso funcionasse, o autor do livro já haveria ganhado alguma coisa.

3 comentários:

Inilein disse...

Oi!
Eu li seu post e aprimeira pergunta que me veio à cabeça foi: será que este post é dedicado a alguém??
Podia, né?
Beijos triplos

André disse...

Hahahaha, não é dedicado a ninguém não. Muita gente fala essas mesmas coisas :)

Anônimo disse...

Well I agree but I dream the post should have more info then it has.