terça-feira, 17 de novembro de 2009

Above us only sky


Religião é sem dúvida um troço bem interessante. Gosto de ler sobre as crenças, os protagonistas, as histórias, os eventos, as explicações - dos mitos de criação à escatologia. Estudar os expoentes, etc e tal. De todas, até de religiões fictícias.

E eu me achava meio anormal até ver esse cara, que está passando 52 semanas visitando uma religião por semana. Cientologistas, budistas, humanistas, testemunhas de Jeová, adventistas, taoístas, xintoístas, wiccas, tudo. Ah, e o cara é ateu, claro. Mas as entrevistas e comentários são bem amigáveis, na ampla maioria dos casos.

Outra página interessante sobre o assunto é um desafio para 2010: World Religion Challenge 2010. A ideia é ler alucinadamente tudo o que for possível sobre religiões durante esse ano. Quanto mais, melhor. Os autores sugerem alguns 'caminhos', por exemplo o caminho das cinco grandes (ler pelo menos um livro sobre cada uma das cinco grandes: Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Budismo e Islamismo). Ou o caminho universalista (ler pelo menos um livro sobre cada uma das cinco grandes e diversos livros sobre as pequenas. Mais é melhor).

Ainda estou pensando se vale a pena dedicar tanto tempo a isso. Mas que a ideia é boa, é.

Nenhum comentário: