domingo, 17 de fevereiro de 2008

Oh fuck, the internet is here


O culto conhecido como Cientologia ficou famoso por, entre outras coisas, recrutar famosos como Tom Cruise, Juliette Lewis e até a mulherzinha que faz a voz chata do Bart Simpson (também conhecida como Nancy Cartwright). Também é conhecida por acusações de charlatanismo, roubalheira, lavagem cerebral, perseguição contra adversários da "igreja" e até assassinato. Isso tudo é muito bem documentado, não estou inventando nada.

Na França, o parlamento emitiu um relatório classificando a Cientologia como um culto perigoso. No Reino Unido, Alemanha e no Canadá a igreja não goza de nenhum benefício de instituição religiosa.

Pois bem, isso já faz algum tempo. Aí, no começo do ano, o Tom Cruise apareceu em um vídeo no Youtube falando algumas coisas bem reveladoras.... entre elas que só cientologistas poderiam realmente cuidar das pessoas que sofreram um acidente de carro, e que os cientologistas são os únicos capazes de curar viciados em drogas (veja aqui).
O vídeo vazou de uma campanha interna da própria Cientologia e os cientologistas ficaram bem bravos com o vazamento. Ameaçaram o Youtube, que tirou o vídeo do ar... mas já está lá de novo e em vários outros sites mais corajosos, como o Gawker.com.

Alguns anônimos da internet se juntaram e começaram um movimento por conta dessa história. Criaram um manifesto e colocaram no Youtube: A Message To Scientology. Então, atacaram sites da Cientologia, derrubando vários servidores. Depois, no dia do aniversário de Lisa McPherson, que morreu nas mãos do culto, organizaram um manifesto a la V de Vingança (fotos do protesto podem ser vistas aqui). A melhor palavra para descrever o protesto (e aqui me perdoem o anglicismo) é awesome. Cheia de irreverência e jargões de Slashdot: tl;dr, The cake is a lie e, é claro, "Oh, fuck, the internet is here". Não tem coisa melhor do que rir de idiotas que se levam a sério. Ah, vejam também isso aqui, um vídeo do South Park rindo dos Cientologistas.



Tudo isso me fez lembrar do extinto Marketing Hacker, cujo autor se esbaldava em falar de movimentos internetescos como o all your base are belong to us: ele não via apenas uma pequena besteira sem sentido correndo a web, via um novo movimento que estava surgindo e que poderia, em breve, mudar a história, acabar com a globalização, encontrar cabelo em ovo, etc.

Sempre achei que essas modas de internet eram úteis só pra dar umas risadas, mas depois dessa história da Cientologia e também do movimento surgido quando o Digg.com tirou do ar os códigos do hd dvd me fazem pensar duas vezes a respeito. Posso continuar achando que nada vai mudar muito, mas também vou querer participar da farra.

"Knowledge is free.

We are Anonymous.

We are Legion.

We do not forgive.

We do not forget."

Nenhum comentário: