terça-feira, 4 de agosto de 2009

Avalanche de informação



Sempre acreditei que é mais fácil ter um ponto de vista crítico quanto mais informação você possua. Com essa bagunça que está o noticiário por conta da gripe suína, percebi que, em alguns casos, mais informação só dificulta as coisas.

O correto, eu acredito, seria ignorar absolutamente _todas_ as opiniões que não sejam embasadas em fontes que tenham um mínimo de credibilidade. No entanto, é difícil deixar de ler todos aqueles comentários (absolutamente idiotas em sua maioria) das notícias da Folha Online. É difícil passar sem ficar pensando que em alguns deles deve haver alguma verdade e ficar tentando filtrar - o que é mais idiota ainda.

O pior, o pior de tudo, é que os grandes jornais brasileiros entraram na onda e perceberam que fomentar o pânico é uma boa fonte de hits (ou talvez já soubessem disso há muito tempo? Sinceramente não sei).

O fato de não poder contar nem com o público geral (que está totalmente desesperado) nem com a grande imprensa (que está obviamente interessada em vender mais jornais e ganhar mais pageviews) nos deixa num beco sem saída. Com o desespero generalizado, questionar uma ou outra ação do Ministério da Saúde (com base nas atitudes de outros países) acaba fazendo você se soar como mais um 'chapéu de alumínio' na multidão.

Um comentário:

Kecka disse...

Concordo... Inclusive li isso em outro local e concordo...

2000 pessoas contraem a gripe suína e todo mundo já quer usar máscara.
25 milhões de pessoas têm AIDS e "ninguém" quer usar preservativo...

qta irônia...